top of page
Buscar
Foto do escritorDuarte R

Renovação de habitação unifamiliar

Atualizado: 12 de out. de 2022

Apartamento duplex em edifício de arquitetura moderna dos anos 50 do século XX.



Em Janeiro de 2022, iniciou-se a obra de reabilitação de um apartamento duplex, correspondente a um dos quatro que ocupam os dois últimos andares do edifício. O edifício integra o denominado Bairro das Estacas, composto por blocos de edifícios de habitação paralelos entre si, mas perpendiculares ao eixo viário, assentes sobre pilotis, que favorecem a circulação pedonal entre os espaços verdes que envolvem os edifícios.

"Erguido nos anos 50 do século XX, com projeto dos arquitetos Ruy Athouguia e Sebastião Formosinho Sanches, foi mandado construir pela CML, tendo sido premiado na Bienal de São Paulo e com o Prémio Municipal de Arquitetura de 1954 por romper com o modelo de arquitetura tradicional do Estado Novo e tornar-se uma referência do movimento de arquitetura moderna, com traçados racionalistas que aplicavam os princípios do urbanismo moderno estabelecidos na Carta de Atenas (1933)."

Com o passar do tempo, foram efetuadas alterações que desvirtuaram arquitetonicamente o edifício, designadamente as varandas foram amarquisadas, a grelhagem em betão que revestia o vão da cozinha foi removida e substituída por um pano de alvenaria amarquisado e sobre a varanda do último piso foi construído um telheiro em chapa Lusalite.


Intervenção


O projeto prevê a requalificação do alçado do edifício com a reposição da grelhagem da cozinha que foi suprimida, das varandas abertas que foram amarquizadas e da cobertura plana sem o telheiro, de acordo com o projeto original. Os vãos de peito são alterados para vãos de porta na nos quartos, na sala e na cozinha. Esta alteração fica ocultada pelos panos de alvenaria das varandas e pelos cobogós da grelhagem da cozinha, e torna a circulação mais fluída entre o interior e o exterior. No piso 4, a instalação sanitária é dividida em dois espaços com acesso independente, sendo num dos espaços proposto um duche e dois lavatórios, e no outro uma sanita e um lavatório. No piso 3, é criada uma nova instalação sanitária de apoio com uma sanita e um lavatório e a cozinha é modernizada. A escada interior é redesenhada e "descolada" das paredes da sala. O pavimento da sala, dos quartos e das áreas de circulação em tacos de madeira será recuperado e estendido a toda a habitação.




Duarte Palma Rato, Arq.

Obra em curso, 2022

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page