top of page
Buscar
  • Foto do escritorDuarte R

Reabilitação de monte alentejano

Atualizado: 16 de out. de 2022

Conjunto edificado de Arquitetura Civil do início do século XX



Em 2022, prosseguimos com o acompanhamento dos trabalhos de reabilitação do Monte dos Frades. O conjunto edificado desenvolve-se em torno de um pátio murado e é composto pela casa principal, a casa dos caseiros e a casa do forno.

"As paredes de origem são em taipa e adobe, a cobertura é composta por estrutura em madeira e telha canudo, e o piso possui baldosas cerâmicas."

As paredes apresentavam sinais de humidade e desagregação superficial causada por infiltração de águas pluviais provenientes da cobertura e por humidade ascendente proveniente do solo, agravada por reparações efetuadas com cimento que contribui para reter a humidade nas paredes. A cobertura composta por barrotes, tábuas de madeira e telha canudo, tinha sido reforçada com uma malha de perfis metálicos com placas subtelha em fibrocimento, que por ter sido mal executada foi cedendo e permitiu a infiltração das águas pluviais junto às paredes. As baldosas do pavimento que têm bastante porosidade, apresentavam sinais de desgaste e desagregação. A instalação elétrica encontrava-se danificada pela humidade das paredes.


A intervenção


Procedeu-se à picagem do reboco das paredes para eliminar o cimento e as partes em desagregação devido à humidade. A face exterior das paredes foi reforçada com malha de fibra de vidro e aplicou-se um reboco mineral à base de cal e fibras sintéticas nas paredes exteriores e interiores. As paredes foram pintadas com tinta de cal e os tetos em madeira com tinta de esmalte sem solventes. Os perfis metálicos da cobertura, bem como as telhas, foram retirados e foi efetuada uma estrutura nova, com painéis Sandwich sobre os quais se voltaram a assentar as telhas. Parte dos perfis provenientes da demolição foram reutilizados na cobertura da casa do forno. Na cobertura serão introduzidas janelas complanares com as águas do telhado para iluminar e ventilar as divisões interiores. No pavimento, será aplicado um consolidante para consolidar e proteger as baldosas.






Duarte Palma Rato, Arq.

Obra em curso, 2022


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page